<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4636147021049120135\x26blogName\x3dInclus%C3%A3o\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://andreatikhomiroff-inclusao.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://andreatikhomiroff-inclusao.blogspot.com/\x26vt\x3d-5572981014800753193', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script> <iframe src="http://www2.blogger.com/navbar.g?targetBlogID=29401883&amp;blogName=Scrap+Blog&amp;publishMode=PUBLISH_MODE_BLOGSPOT&amp;navbarType=BLUE&amp;layoutType=CLASSIC&amp;homepageUrl=http%3A%2F%2Fblogscrap.blogspot.com%2Findex.html&amp;searchRoot=http%3A%2F%2Fblogscrap.blogspot.com%2Fsearch" height="30px" width="100%" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" id="navbar-iframe" frameborder="0"></iframe> <div id="space-for-ie"></div>

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Palestra na Semana Cultural

|


Sim! É isso mesmo... EU, euzinha, fiz uma palestra durante a Semana Cultural dos cursos de Letras e Pedagogia da faculdade. Metida, eu? Longe disso!!! :) Na verdade havia pensado em escrever para o jornal, apenas isso. Mas o professor que recebeu o texto gostou, e sugeriu que eu apresentasse durante a semana cultural. Claaaaaaaaaaro que tremi na base! Sempre DETESTEI falar em público! Mas, afinal de contas, eu entrei na faculdade, resolvi cursar Pedagogia, por causa da inclusão... aí quando me pedem para falar sobre o tema eu puxo o carro? Não dá, né? ;) Pensando assim eu me convenci-me a mim mesma :) e lá fui eu encarar o desafio!

Comecei pegando os textos que já havia escrito a este respeito, a "palestra" que andei fazendo para a criançada das escolas daqui de Serra Negra, e comecei a trabalhar numa linguagem apropriada para adultos. Procurei falar de modo geral, apesar de o foco principal ser, sem dúvida, a pessoa com deficiência.

Falei um pouco de mim, contando como me envolvi com a questão da inclusão, coloquei algumas reflexões sobre acessibilidade, contei a história do Bernardo (meu ursão guerreiro), falei sobre preconceito, linguagem (abordando também o bullying)... relatei algumas das inúmeras conquistas que vemos hoje, e que ainda são transformadas em notícia... e finalizei falando do 1° FRISCAP e da cartilha da hora da notícia.

Texto pronto, parti para a elaboração dos slides. Não usei texto neles, apenas imagens as mais expressivas. Queria, de fato, tocar as pessoas que fossem me assistir, de forma a fazê-las pensar, rever conceitos. E acho que consegui! Porque a quantidade de gente que veio falar comigo ao final, elogiando, agradecendo, comentando, de fato me surpreendeu demais. Cheguei a ouvir que tenho o "dom da palavra"!!! Eu? Menos, bem menos minha gente... :)

Mas, fora de brincadeira... saí de lá com a sensação de "dever cumprido"! Parecia que tinha tirado o mundo das costas! Sério!!! Só eu sei a tensão que senti antes, ainda que tenha ficado menos nervosa do que esperava. Talvez o tema tenha ajudado, não sei. Meu pai esteve lá comigo, ajudando nas transições dos slides, super cronometrado, ajudando (e muito) no sucesso da palestra! E ele é testemunha da repercussão ao final!

Acho que a missão foi cumprida. Aplausos, elogios, fazem muito bem ao ego, não há dúvida. Mas eu acredito mesmo ter tocado ao menos parte daquelas pessoas, e é isso que de fato me interessa. ;)

Andréa

Marcadores:


"Sonhe alto o bastante."
John Longdon Down




Free Counters
Visitas